Com o lançamento do Windows Vista para o varejo no próximo dia 30 de janeiro, a partir de hoje publicarei aqui no blog alguns posts sobre a nova versão do sistema operacional da Microsoft.

O Windows Vista estará disponível em vários “sabores”. Ao todo, serão seis edições, listadas a seguir em ordem crescente de funcionalidade: Starter, Home Basic, Home Premium, Business, Enterprise e Ultimate. Essas são as edições oficiais. Existem também as edições “N”, compostas pela Home Basic N e Business N. Elas serão comercializadas na Europa e equivalem as edições Home Basic e Business, respectivamente, com a diferença de que não possuem o Windows Media Player, resultado de um processo anti-truste movido pela União Européia. Na Coréia do Sul, haverá ainda mais duas edições, também por motivos jurídicos: a “K”, que contém links para sites de programas concorrentes do Windows Media Player e Messenger, e a “KN”, que não vem com esses programas instalados.

A versão mais simples é a Starter, equivalente a Starter Edition do Windows XP, voltado para computadores de baixo custo em países em desenvolvimento. A versão mais completa (e também a mais cara) é a Ultimate. Entre esses dois extremos, encontram-se as demais versões, cada uma com suas características e funcionalidades. Por exemplo, a badalada interface gráfica Aero só está disponível a partir da edição Home Premium. Seria muita pretensão da minha parte listar o que está disponível em cada versão. Portanto, segue uma lista de links nos quais você poderá obter mais detalhes a respeito das diferenças:

Windows Vista Product Editions - Supersite for Windows

Windows Vista Review Part 2: Understanding the Vista Product Editions

Windows Vista: Editions - Microsoft

Windows Vista - comprehensive feature comparison

Windows Vista - Wikipedia