No meu último post comentei que a próxima versão do IE virá com funcionalidades de combate a phishing scams, entre outras novidades.

Phishing scam é o nome dado à técnica de tentar enganar o usuário através da disponibilização de um site clone de um site verdadeiro. Assim, a pessoa pensa estar acessando o site de uma determinada empresa mas na verdade está acessando um site falso praticamente igual ao original. Nos últimos tempos, ficou extremamente comum recebermos e-mails que se passam por originais e induzem os usuários a acessarem estes sites falsos. O usuário desatento então fornece os dados que o site solicita como números de cartão de crédito, senhas de banco, etc e que na verdade são enviados ao fraudador.

Para aqueles que não querem esperar até a próxima versão do IE para ficarem um pouco mais seguros, a Netcraft, famosa por suas estatísticas de web sites, como sistemas operacionais utilizados na Internet entre outros serviços, disponibilizou uma barra de ferramentas anti-phishing scam para o IE, parecida com a barra de ferramentas do Google e outras similares.

As URLs dos sites falsos são armazenadas nos servidores da Netcraft e o interessante é que as pessoas podem alimentar esta base, fazendo com que quanto mais pessoas utilizarem esta ferramenta, maior a probabilidade do site ser identificado como falso. Quando se tenta acessar um site suspeito da lista, um alerta é emitido.

É uma idéia bem interessante!

Ricardo Oneda.