Com o lançamento da versão 2.0 do .NET Framework (codinome Whidbey) previsto para a metade deste ano, muitos devem estar se perguntando se vale a pena fazer os exames de certificação de desenvolvimento agora ou esperar mais um pouco.

Apesar da Microsoft ainda não ter se pronunciado como que a nova versão do .NET Framework será tratada em suas certificações MCAD e MCSD.NET, tudo leva a crer que serão desenvolvidas novas provas específicas para esta nova versão. Certo mesmo, como o Alfred escreveu em seu blog recentemente, é que as provas da Microsoft estão em processo de mudança para tentar barrar os “profissionais” que obtém a certificação sem saber nada e talvez as provas da nova versão do .NET já sejam neste novo estilo.

Além disso, como a versão final do .NET só será lançada provavelmente em julho, até que as novas provas sejam disponibilizadas e tenha-se tempo hábil para estudar esta nova tecnologia, somente seria possível fazer as provas lá pelo final do ano em uma estimativa bastante otimista (estou considerando uma pessoa normal, e não aqueles que já reviraram as versões Beta de cabo-a-rabo Tongue out ).

Assim, vejo duas possibilidades: se a pessoa está dependendo de uma ou duas provas para conseguir a certificação, o melhor é terminar o que já começou; agora, se a pessoa ainda nem iniciou os estudos, o ideal é aguardar e já fazer as novas provas, pois senão corre-se o risco de seu certificado ficar obsoleto muito rapidamente (se bem que o que faz o que determina a competência da pessoa não é um pedaço de papel).

Ricardo Oneda.