O segundo semestre de 2006 promete ser agitado no que se refere ao mercado de browsers, já que os três principais navegadores - Internet Explorer, Firefox e Opera - terão versões novas lançadas (na verdade, a versão 9 do Opera já foi lançada). Li um artigo bem detalhado no qual são comparadas as características e performance das novas versões de cada browser. Alguns dados interessantes:

  • o consumo de memória, sem nenhuma página carregada e com as configurações padrões, do IE 6 é de 17 MB e do IE 7 Beta 3 é de 24 MB. Já do Firefox 1.5 é de 17.8 MB e do Firefox 2 Beta 1 é 42 MB. Ou seja, o consumo de memória para iniciar o browser, na nova versão do Firefox, mais que dobrou! Tudo bem que se trata de uma versão beta e, provavelmente, melhorias serão feitas, mas achei um exagero.
  • já o consumo de memória com seis sites sendo visitados ao mesmo tempo foi de 155 MB no IE 6, 70 MB no IE 7 Beta 3, 56 MB no Firefox 1.5 e 73 MB no Firefox 2 Beta 1. Percebe-se que o IE melhorou muito, reduzindo pela metade o uso de memória.
  • o tempo de inicialização do IE 7 Beta 3 foi de 7.7 segundos nos testes realizados. Já o Firefox 1.5 e 2 Beta 1 levam em torno de 12 segundos.
  • o Opera mostrou-se o browser mais compatível com os Web Standards e o IE o menos compatível.

Para mais detalhes dos testes e outras comparações interessantes, sugiro a leitura do artigo. E você, já escolheu qual será o seu novo browser?

Ricardo Oneda.