Não há como negar que a maior parte do conteúdo sobre tecnologia produzido atualmente é feito em inglês. Infelizmente, por diversos motivos, não são todas as pessoas que se sentem à vontade lendo nesse idioma, fazendo com que surjam barreiras na adoção e no uso correto de tecnologias. Já há algum tempo, a Microsoft vem lançando algumas iniciativas que visam fornecer conteúdo técnico localizado para o português do Brasil:

  • muitos artigos do MSDN americano podem ser encontrados traduzidos no MSDN Brasil
  • a revista MSDN Magazine também pode ser lida em português
  • a próxima versão do SQL Server, a 2008, será a primeira com interface traduzida para o português
  • desde o ano passado, está disponível a documentação do Visual Studio 2005 e .NET Framework 2.0 do MSDN em português, em formato wiki
  • recentemente, também foram lançadas as versões em português das documentações do SDK do Office SharePoint Server 2007 e do Windows SharePoint Services 3.0, também em formato wiki

Particularmente, acho o projeto do MSDN Wiki muito interessante. Como seria muito trabalhoso (e caro!) um grupo de pessoas traduzir o conteúdo, optou-se pela tradução automática via software. Imagino que a tradução de textos deve ser um dos maiores desafios da área, já que não basta termos dois dicionários, um em cada idioma, e procurar neles o correspondente de cada palavra. Apesar das línguas possuírem suas regras, as mesmas são flexíveis e possuem muitas nuances, que uma tradução literal não contempla. Além disso, o idioma sofre alterações diárias, não em suas regras, mas no seu uso. Considerando todos esses obstáculos, o nível de tradução obtido pelo MSDN Wiki é muito bom. Claro que alguns pequenos problemas existem, mas na maior parte das vezes, nem se percebe que a tradução foi feita automaticamente, de tão perfeito que é o resultado. O que eu acho mais legal no formato wiki é que, além de corrigir eventuais falhas de tradução, todos nós da comunidade podemos incluir conteúdo, como exemplos, dicas e informações, enriquecendo o material.

Se você não conhece os sites, sugiro visitá-los e contribuir para melhorá-los. E sempre que alguém reclamar sobre a falta de conteúdo em português, não deixe de indicar esses links.