A Universidade de Stanford, uma das mais prestitigiosas universidades do mundo e cujos alguns dos alunos e professores contribuíram com a criação de muitas empresas do Vale do Silício, como Google, Yahoo, HP, Sun, Cisco e Netscape,  abriu inscrições para cursos online gratuitos que começarão agora no início de 2012. Há vários assuntos interessantes, indo desde os conceitos mais básicos até matérias um pouco mais avançadas. Veja alguns dos cursos oferecidos:

Criptografia: o curso explicará conceitos de criptografia e como aplicá-los em sistemas reais. Entre os temas abordados estarão criptografia simétrica e assimétrica, assinatura digital e protocolos de autenticação, além de outros tópicos mais avançados.

Ciência da Computação 101: no sistema de classificação utilizado pelas escolas americanas, cursos classificados como “101” são aqueles introdutórios, nos quais são explicados os coneceitos mínimos essenciais de determinado assunto. Ou seja, esse curso apresenta as idéias essenciais da Ciência da Computação e é indicado para aqueles totalmente leigos no assunto.

Aprendizagem de máquina: a aprendizagem de máquina é um campo da Inteligência Artificial dedicado ao desenvolvimento de algoritmos e técnicas que permitam ao computador aprender. Nesse curso serão abordados aspectos teóricos e práticos, e temas como mineração de dados (datamining), reconhecimento de padrões e redes neurais.

Engenharia de Software para Software como Serviço: ensinará os fundamentos de engenharia de software utilizando a abordagem de metodologias Ágeis, de Software como Serviço (SaaS) e computação na nuvem. O interessado em participar desse curso deve ter conhecimentos em linguagens de programação orientadas a objeto. Será necessário utilizar uma máquina virtual VirtualBox que será disponibilizada.

Teoria dos Jogos: modelagem matemática da interação estratégica entre agentes racionais e irracionais.

Projeto e Análise de Algoritmos I: serão mostrados vários princípios de projetos de algoritmos e estruturas de dados.

Segurança Computacional: aprenda a projetar sistemas e escrever código seguros. Entre os tópicos abordados estarão técnicas e ferramentas para encontrar vulnerabilidades em código, segurança na web, segurança em redes de computadores, detecção de malwares e segurança em dispositivos móveis.

Os cursos duram em torno de 2 a 3 meses, e a lista completa dos cursos você encontrará no final das páginas.