Uma dúvida que aparece freqüentemente nos fóruns do MSDN Brasil é sobre como restringir o upload a determinados tipos de arquivos. A idéia é que, por exemplo, se uma aplicação web disponibiliza a funcionalidade de upload de imagens, não se deveria deixar que fosse feito o upload de um arquivo com extensão .doc.

Podemos fazer essa verificação no servidor. O problema desta abordagem é que uma requisição deve ser feita ao servidor web para que este possa fazer a validação. O ideal seria fazer essa restrição no momento em que o usuário está escolhendo o arquivo, ainda no lado cliente da aplicação.

Apesar da especificação do HTML do W3C prever o atributo accept, que especifica uma lista de tipos permitidos para upload de arquivos, parece que nenhum browser implementou essa característica. Pesquisando na Internet, encontrei um código javascript que permite especificar as extensões de arquivos permitidas para upload. Caso o arquivo escolhido não possua uma das extensões informadas, uma mensagem de aviso é exibida e o upload não é feito.

Algumas observações sobre o script: ele não limita a escolha de arquivo às extensões pré-definidas. Ou seja, na caixa de diálogo para escolha do arquivo, pode-se escolher qualquer um. A consistência é feita somente no momento em que o formulário for submetido ao servidor. Outra ponto que deve ser notado é que, por se tratar de um script que roda no lado cliente da aplicação, não se deve confiar totalmente nele, pois pode ser burlado. Assim, é importante que a validação também seja feita no servidor. Por último, nada impediria que alguém renomeasse um arquivo qualquer para uma das extensões permitidas, mesmo que a nova extensão não tivesse nada a ver com o conteúdo do arquivo.

Também sugiro ler uma FAQ que encontrei, com as principais dúvidas relativas a upload de arquivos em aplicações web.