O ASP.NET possui uma característica chamada Smart Navigation que permite uma melhor navegação em sua aplicação Web. Ela possibilita as seguintes melhorias:

  • mantém a posição da página na tela e o foco no controle entre cada postback, evitando que a página volte para seu início após o retorno do servidor. Isso é especialmente útil em, por exemplo, páginas grandes de cadastros;
    - evita o efeito da “piscada” da página entre os postbacks;
    - impede que cada postback seja salvo na lista de histórico do browser, mantendo somente uma única entrada;

Para habilitar o Smart Navigation em uma página, basta configurar a propriedade SmartNavigation do WebForm para true. Caso deseje habilitá-lo em toda sua aplicação, adicione a tag  no arquivo web.config, que deverá ficar parecido com:

Mas nem tudo são flores…esta propriedade só funciona para browsers Internet Explorer 5.5 ou superior, e mesmo assim são comuns os relatos de problemas com CSS, entre outros. Mas uma aplicação web deveria rodar em qualquer plataforma, independentemente do browser e, mesmo que houvesse a dependência do browser, não deveria ocorrer erros, certo? Bem, nestes casos, existem algumas alternativas que “simulam” o comportamento da propriedade SmartNavigation através de JavaScript e HTML, que no fundo, é o que o SmartNavigation também faz, só que de forma automática (lembra que eu disse que ainda é importante saber JavaScript?). Se ficou interessado nestas alternativas, sugiro uma visita nos seguintes endereços:

How to persist the scroll position of an ASP.NET page without using SmartNavigation
Crossbrowser SmartNavigation Alternative
Crossbrowser SmartNavigation Alternative II

Ricardo Oneda.