Bookmarklets são pequenos trechos de código javascript armazenados no Bookmarks, também conhecido como Favoritos no Internet Explorer. Uma vez armazenado, podemos colocar esse atalho em uma barra de ferramentas do browser e acionar o código com um único clique. O conceito, pelo que andei lendo, parece ser antigo, mas só vim a descobri-lo há pouco tempo, e achei a idéia bem interessante. Caso você não saiba, é possível executar código javascript a partir da barra de endereços do browser. Tente copiar o código abaixo na barra de endereços do seu browser, tecle ENTER e veja o alert sendo mostrado:

javascript:(function(){alert(‘Hello World!’); })()

Agora imagine escrever código que interaja com a página que está sendo exibida ou então que automatize uma determinada tarefa repetitiva. Pesquisei um pouco por aí e achei coisas bem interessantes. Por exemplo, um bookmarklet que faz uma pesquisa no Google sem que você tenha que passar pela página inicial:

javascript:q = "" + (window.getSelection ? window.getSelection() : document.getSelection ? document.getSelection() : document.selection.createRange().text); if (!q) q = prompt(“Search terms? … “, “”); if (q!=null) location=“http://www.google.com/search?q=" + escape(q).replace(/ /g, “+”); void 0

Talvez você já tenha a barra de ferramentas do Google ou então utilize algum browser que já oferece o campo de busca integrado. Nestes casos, o bookmarklet acima não seria muito útil. Mas se você realiza buscas através do Google limitando o escopo da pesquisa em determinado site, poderia colocar essa configuração em um bookmarklet. O exemplo a seguir realiza uma pesquisa no site KB (Knowledge Base) da Microsoft através do Google:

javascript:q = "” + (window.getSelection ? window.getSelection() : document.getSelection ? document.getSelection() : document.selection.createRange().text); if (!q) q = prompt(“Search terms? … “, “”); if (q!=null) location=“http://www.google.com/search?&q=site:support.microsoft.com+" + escape(q).replace(/ /g, “+”); void 0

Aproveitei a idéia e criei um bookmarklet com minha assinatura para os fóruns do MSDN Brasil. Se você constuma utilizar os fóruns, deve ter percebido que o campo de assinatura não permite código HTML. Entretanto, nada impede que você deixe este campo em branco e coloque, manualmente, sua assinatura, digamos, mais elaborada, em cada post. Isso traz alguns problemas: ou você digita sua assinatura todas as vezes ou então salva-a em um arquivo e, todas as vezes que for postar algo, abre o arquivo, copia o texto e cola. Com o bookmarklet abaixo, eu simplesmente clico no atalho, copio o texto que é mostrado e colo no post:

java script:(function(){var a=’ Ricardo Onedahttp://thespoke.net/blogs/oneda/default.aspx  ’;prompt(“Assinatura”,a); })()

Por algum motivo que não pude identificar, não consegui fazer com que a assinatura fosse adicionada automaticamente ao campo de edição da mensagem, sem a necessiadade do copiar e colar, mas mesmo assim, já ajudou. Enfim, as possibilidades são inúmeras.

Ricardo Oneda.