Muitas vezes, precisamos capturar a imagem que está sendo exibida atualmente no monitor, seja para colocá-la em algum texto que estamos escrevendo, numa apresentação do PowerPoint, em um e-mail, etc. Pretendo escrever aqui no blog sobre algumas ferramentas que nos permitem realizar a captura da telas, também conhecida como screenshot.

A primeira ferramenta sobre a qual irei comentar não é bem uma ferramenta, mas sim uma técnica. Trata-se da tecla Print Screen do teclado. Fiquei em dúvida se comentaria sobre ela aqui, afinal, essa deve ser uma das dicas mais manjadas que existem, mas cheguei a conclusão de que a série não seria completa se não escrevesse sobre esse clássico. Pois então, caso você não saiba, ao se pressionar a tecla Print Screen, a imagem exata do que está sendo apresentado na tela é copiada para a área de transferêcia (ou clipboard) do Windows. Isso significa que a figura está disponível para ser colada (Ctrl+V), por exemplo, em um documento do Word ou em algum outro aplicativo que suporte imagens.

Pensa que acabou? Essa técnica ainda tem um truque: se você pressionar a tecla Alt em conjunto com Print Screen, somente o conteúdo da janela ativa será copiado para a área de transferência. Apesar de ser uma técnica um tanto quanto rudimentar, é a mais utilizada para capturar telas, pois é simples e prática. Nos próximos posts prometo melhorar o nível e apresentar ferramentas mais elaboradas. Laughing