Se você utiliza banda larga com o modem SpeedTouch 330 via USB, encontrará problemas no Windows Vista. Isso porque o mesmo não é reconhecido automaticamente pelo novo sistema operacional. Notem que estou me referindo ao modem conectado à porta USB, e não ao modem que é conectado à saída da placa de rede Ethernet. Esse, pelo que fiquei sabendo, o Windows Vista reconhece normalmente, e é isso que, provavelmente, o pessoal do suporte técnico da empresa que vende o serviço de banda larga vai lhe falar. O fato é que a versão USB desse modem é quase uma anomalia (são poucos os felizardos que o possuem), tanto que este modelo nem está mais disponível.

Ao tentar instalar a aplicação que vem no CD (que não foi feita para o Vista), tudo aparentemente vai bem, até o momento do boot. Neste instante, a instalação é interrompida e aparece uma mensagem de erro dizendo que “O cliente PPoE não foi instalado”. Neste ponto, apesar da instalação não ter sido concluída, os drivers do modem já foram copiados para o HD e já é possível instalar o modem manualmente. Apesar de assim termos acesso à Internet, não é uma solução muito bonita, pois estamos utilizando uma versão de driver antiga e a mensagem de erro sempre aparece quando inicializamos o computador.

Pesquisando um pouco na Internet, descobri que várias pessoas estavam enfrentando o mesmo problema. Também descobri que, recentemente, a Thomson, fabricante do produto, disponibilizou em seu site uma versão do driver para Windows Vista. Para instalá-lo, siga o seguinte procedimento:

  1. desligue o modem da porta USB; 
  2. caso tenha instalado alguma versão anterior do driver, desinstale-a;
  3. dê um boot no computador;
  4. execute o arquivo copiado do site com os novos drivers;
  5. quando solicitado, conecte o modem à porta USB;

Em minhas pesquisas sobre o assunto, achei um post de um blog brasileiro que explica um outro procedimento. Não cheguei a testá-lo, mas fica aqui a referência, caso alguém precise.