Nos dias 04 e 05 de abril, aconteceu em São Paulo o segundo Microsoft Regional Architecture Forum. Organizado pela equipe de Arquitetura da Microsoft Brasil, tivemos dois dias recheados de palestras sobre Arquitetura de TI, com grandes especialistas da área, como arquitetos de TI da própria Microsoft Brasil e Americana, de consultorias renomadas e MVPs.

As palestras foram divididas em três sessões gerais (abertas para todos os participantes) e nove sessões em grupos, chamadas de breakout sessions, que ocorriam simultaneamente em nove salas distintas e com participação limitada a um número pequeno de pessoas, para que se tornassem mais proveitosas, possibilitando discutir os vários assuntos com maior profundidade.

Tivemos as seguintes sessões gerais:

  • Enterprise Service Orientation Maturity Model: nesta palestra, Wolf Gilbert, consultor de TI e ex-Program Manager do Windows Product Group, abordou um tema em moda atualmente: SOA - Service Oriented Architecture. Ele apresentou um Modelo de Maturidade para Orientação a Serviços e os caminhos percorridos para se chegar a ele.
  • Visão para Fábrica de Software: nessa sessão, Mauro Regio, arquiteto de soluções do Architecture Strategy Team da Microsoft, mostrou o que se tem a ganhar ao se utilizar o conceito de industrialização no desenvolvimento de software. Um tema bastante polêmico…
  • Direção de Filmes e Arquitetura de TI: você pode estar se perguntando: “o que há de comum entre dirigir um filme e arquitetura de TI?”. Também não via muito sentido antes de ver esta palestra, mas acredito que todos da platéia saíram de lá com uma visão totalmente modificada. Cao Hamburger, conceituado diretor de cinema, televisão e propaganda (dentre seus trabalhos destacam-se a séria Castelo Rá-Tim-Bum e, mais recentemente, a série Filhos do Carnaval) mostrou o processo de criação e produção de um filme e, acreditem em mim, há muito mais em comum com TI do que podemos imaginar.

Ricardo Oneda.