Como eu disse no post anterior, essa é a quarta versão do meu blog. Meu primeiro post foi em 2005, no theSpoke.net, que era uma plataforma da Microsoft.

Em 2006, migrei para um domínio “próprio”. Coloco entre aspas pois eu não era o dono, já que meu blog ficava hospedado no MVPs.org, que era um espaço mantido por alguns MVPs da Microsoft e fornecido gratuitamente para MVPs. Lá, cada um era responsável por criar seu próprio site e manter as ferramentas que quisesse usar. Comecei usando o Community Server como base do meu blog, já que era uma plataforma relativamente conhecida pois era a mesma que a Microsoft utilizava em seus blogs. Depois, migrei para o BlogEngine.NET, que era mais leve e simples, e o utilizei desde então.

Tanto o Community Server quanto o BlogEngine.NET podem ser considerados Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo (CMS - Content Management System) tradicionais, semelhantes ao WordPress. Nesse modelo, há um software que é executado no servidor e que é utilizado tanto para a criação do conteúdo (no meu caso, publicação de posts no blog) quanto para servir o conteúdo. Geralmente, o conteúdo fica armazenado em um banco de dados, apesar de que no caso do BlogEngine.NET o conteúdo fica armazenado em arquivos XML gravados no servidor. Quando alguém acessa o site, a página é gerada dinamicamente pelo CMS com base nas configurações e no conteúdo armazenado (no banco de dados ou em arquivos em disco).

Esse modelo de CMS tradicional tem algumas características: exige processamento no servidor (o que aumenta o tempo para carregar a página e também aumenta o custo da solução) e é necessário dedicar um certo esforço na manutenção, já que o software precisa ser atualizado e ser mantido seguro. Isso pode valer a pena para sites que sejam dinâmicos e que mudem de acordo com a pessoa que está acessando. Mas para sites simples e com conteúdos que são os mesmos para todo mundo que acessa (como é o caso de um blog), essas características são desvantagens.

É aí que entram os Geradores de Sites Estáticos (SSG - Static Site Generator). Os SSGs são ferramentas que geram as páginas de um site previamente. Dessa forma, ao acessar o site, todo o seu conteúdo já está lá pronto para ser consumido, não sendo necessário que cada página seja gerada dinamicamente no servidor, no momento do acesso. Fazendo uma analogia com o desenvolvimento de software, é como se houvesse uma etapa de “compilação” do site, na qual os templates (as partes que são comuns no site e que definem a formatação do conteúdo) são mesclados com as configurações e com os conteúdos propriamente ditos, tendo como resultado final páginas HTML, imagens, arquivos Javascript e CSS. Isso traz uma série de vantagens em relação ao modelo de CMS tradicional:

  • O site fica mais leve, pois as páginas estão prontas para serem acessadas, não há necessidade de serem processadas e geradas dinamicamente. Isso deixa o acesso mais rápido
  • Não é mais preciso ter uma aplicação CMS rodando em um servidor e nem um banco de dados. Um simples servidor web é suficiente. E na verdade, nem é preciso ter um servidor, se o site ficar hospedado em um bucket S3, por exemplo
  • Por não haver necessidade de ter uma aplicação rodando no servidor, a solução fica mais barata e a manutenção fica bastante simplificada
  • A segurança também aumenta, pois a superfície de ataque diminui consideravelmente, já que o conteúdo é estático e não há aplicação no servidor com risco de bugs

Outra vantagem é que o conteúdo do site pode ser tratado como código, como se fosse uma aplicação. Ele pode ser armazenado em um repositório git (o desse blog está em um repositório no GitHub) e passar por um processo de build e deploy, com testes e validações, como se fosse uma aplicação.

Logo do Hugo

Existem vários geradores de sites estáticos disponíveis. O que estou utilizando nesse blog é o Hugo. A migração para ele foi relativamente simples. Como eu tinha um backup do meu blog anterior baseado no BlogEngine.NET, só foi necessário converter o conteúdo para Markdown, que é o formato utilizado pelo Hugo. Felizmente, existe uma ferrramenta chamada BlogML to Hugo que faz exatamente isso. Como o BlogEngine.NET suporta o formato BlogML, bastou exportar o conteúdo para esse formato, fazer alguns ajustes na forma como imagens são referenciadas para se adequadar ao modelo do Hugo, executar a ferramenta para gerar os arquivos Markdown e copiá-los para a pasta de conteúdo na estrutura de pastas do Hugo. Criar um site com Hugo também é muito simples. Seguindo os passos da documentação oficial você já tem um site funcional. Depois é só fazer os ajustes, escolher um tema mais adequado e aplicar as configurações que faça sentido.

Para hospedar meu blog, estou utilizando a Netlify, que é uma empresa que oferece uma plataforma para desenvolvimento e hospedagem de sites através de uma CDN - Content Delivery Network, com várias funcionalidades, como processo de build e deploy automatizado a partir de um commit no repositório do GitHub, certificado digital gratuito integrado com Let’s Encrypt e possiblidade de uso de domínio próprio. Tudo isso no plano gratuito. O único custo que tenho é do registro do domínio.

Além da Netlify, existem outras opções gratuitas para hospedagem de sites estáticos, sendo as mais conhecidas o GitHub Pages e Azure Static Web Apps.

Dessa forma, consegui um bom ponto de equilíbrio entre ter o controle do conteúdo (não dependendo de uma plataforma para criar e publicar o conteúdo), um baixo esforço de manutenção (não precisando me importar com instalação e atualização de aplicações em servidores) e com baixo custo.