Apesar de toda produtividade que IDEs como o Visual Studio proporcionam, muitas vezes, por necessidade ou mesmo por opção, costumamos utilizar o Notepad para tarefas simples de edição de arquivos texto. O Notepad é fantástico neste ponto, pois é pequeno, rápido e muito eficiente no que se propõe a fazer. Entretanto, ele poderia ter algumas características que o deixariam muito melhor, sem perder as características citadas. Se você pensa como eu, sugiro conhecer os seguintes softwares gratuitos:

Pessoalmente, prefiro o Notepad++. Entre suas características, estão o reconhecimento e highlighting de várias linguagens (entre elas C, C++, C#, Java, HTML, XML, Javascript, SQLetc) deixando o texto mais legível, funcionalidade de auto-complete, que pode ser customizada e extendida, suporte a edição de múltiplos arquivos através de abas, zoom, macro, entre outras.

Uma pequena curiosidade: nos primórdios da Internet, quando ela ainda não era uma rede tão comercial, era comum nos depararmos com imagens como a seguinte em sites pessoais:

Era uma época na qual quem sabia HTML era tratado como um Deus e ganhava rios de dinheiro. Também era uma maneira um tanto infantil de demonstrar conhecimento - e de que era “cabra macho”, já que tudo tinha sido feito na “unha” 😃

Ricardo Oneda.