Apesar dos fóruns do MSDN Brasil terem sido atualizados recentemente, uma nova versão foi lançada no último final de semana. Dessa vez, as alterações foram mais sutis. O design foi levemente alterado, ficando visualmente mais bonito, além de mais leve para carregar. Agora, todos os atalhos relativos à sua participação ficam agrupados no lado direito das páginas, facilitando o acesso às informações.

As configurações de preferências para o fórum também ganharam alguns itens novos, juntamente com a página de perfil dos usuários. A lista de usuários que mais participam dos fóruns agora leva em conta a participação dos mesmos nos últimos 30 dias, além de serem exibidas as quantidades de respostas de cada usuário (na versão anterior, que entrou no ar no início de fevereiro, parecia que o ranking era formado de acordo com o histórico de participações desde o início de suas atividades).

A caixa de edição para resposta aparece acoplada à pergunta que está sendo respondida. Ficou melhor do que no modelo anterior, no qual o editor aparecia em um bloco “flutuante”. Além disso, ao realizar alguma operação que exija comunicação com o servidor, há um indicador de processamento enquanto a requisição AJAX é executada. Anteriormente, não havia essa indicação e a pessoa poderia ficar em dúvida sobre o que estava acontecendo.

Uma característica que senti falta foi com relação a inclusão de blocos de código nas threads, que agora não permite mais numerar as linhas de código. Um ponto de melhoria que havia citado no lançamento da versão anterior foi o fato dos fóruns não estarem agrupados em assuntos. Isso havia sido corrigido  na versão anterior do fórum, logo após a publicação do post aqui no blog. Na nova versão, estão lá os principais assuntos, com seus respectivos fóruns, tudo agrupado, facilitando o uso.

Em linhas gerais, notei que houve melhorias, pois esses pequenos detalhes acabam fazendo a diferença. O que mais chamou atenção foi o fato da migração ter ocorrido ao mesmo tempo da migração dos fóruns do MSDN americano. Que isso se mantenha assim, pois antigamente meses se passavam até a versão tupiniquim ser atualizada para as versões mais novas. Parece que agora todos fazem parte da mesma plataforma, compartilhando assim as mesmas funcionalidades.