O MSDN Brasil atualizou o Programa Desenvolvedor 5 Estrelas. Caso você não o conheça, este é o programa que oferece, gratuitamente, treinamentos multimídias das tecnologia de desenvolvimento da Microsoft e que concede estrelas, até no máximo 5, conforme você é aprovado nas provas. É óbvio que essas estrelas não têm o mesmo valor e peso de uma certificação, até mesmo porque o objetivo é outro, já que o foco é estimular o aprendizado, e não comprovar o domínio de uma tecnologia, que é papel da certificação.

A primeira versão do programa, chamada de 2003, foi descontinuada, e o conteúdo e as provas da versão 2005 (baseados no .NET Framework 2.0) foram revisados. Quem já possuía as 1a e 2a estrelas da versão 2005 continuará com elas, mas as novas provas também poderão ser feitas. Outra novidade é a disponibilização, para download, do material da 3a estrela, sendo que as provas para esta nova fase estarão disponíveis a partir do dia 15 de agosto de 2006, de acordo com o site.

Não foram divulgados detalhes de como funcionará a concessão das 4a e 5a estrelas. Na versão 2003, somente quem possuía as certificações oficiais da Microsoft (MCP, MCAD e MCSD) tinha direito a estas estrelas.

Ricardo Oneda.