O Windows Live, portal de serviços da Microsoft em fase beta, está com algumas novidades. A primeira delas, é o no mecanismo de busca. A interface que traz os resultados da busca ficou muito mais inteligente, leve e rápida, graças ao uso maciço de DHTML (AJAX inclusive). Existe uma barra de rolagem própria e também uma outra barra que permite ao usuário configurar quantos resultados por página devem ser exibidos.

A busca por imagens também sofreu melhorias significativas. Experimente buscar alguma imagem e veja que você poderá decidir o nível de zoom das imagens exibidas. Além disso, deixando o ponteiro do mouse sobre a imagem, serão mostrados mais informações sobre ela. Clique sobre a imagem e a tela será reorganizada de modo que o resultado da busca não se perca enquanto a página que possui a imagem é aberta. Tudo isso dinamicamente, como se estivesse utilizando uma aplicação em seu micro! Além disso, também será possível customizar o mecanismo de busca através de macros. Sugiro acessar o site e ver todas essas e outras inovações disponíveis.

Outra novidade é a barra de ferramentas do Windows Live. As principais características da Windows Live Toolbar é o mecanimo de busca integrado, filtro anti-phishing scam, bloqueador de pop-ups, gerenciador de feeds RSS, entre outros. É necessário se logar com uma conta do Passport no portal do Windows Live para ter acesso a esta barra.

Ricardo Oneda