Está disponível para a comunidade o novo Fórum de discussões do MSDN Brasil. Esta versão é parecida com a do Fórum do MSDN americano, cujo formato, particularmente, gosto mais do que o dos Newsgroups, pois o Fórum mantém alguns pontos positivos (como a possibilidade marcar uma resposta como sendo válida), além de trazer outras vantagens sobre os Newsgroups, como:

  • post sempre fica em evidência quando respondido, sendo posicionado no topo da página;
  • diferencia as mensagens lidas das não lidas;
  • exige a autenticação pelo Passport para publicação de mensagens, o que deve diminuir a quantidade de SPAM. Para quem não sabe, se o Newsgroups fosse acessado pelo Outlook (ou outro software de acesso a grupos de discussão), a autenticação não era obrigatória, o que causava grande quantidade de mensagens indesejadas. A autenticação pode não evitar totalmente esse problema, mas já é uma barreira a mais;
  • é possível denunciar uma mensagem como sendo abusiva (útil para SPAMs e mensagens ofensivas);
  • permite formatar o texto através de um editor WYSIWYG;
  • é possível editar e excluir uma mensagem, mesmo após sua publicação;
  • traz estatísticas de utilização do Fórum;

Além disso, também foram incluídos uma série de novos temas de discussão, como por exemplo o fórum de Visual Studio Express, Comunidades e de sugestões para o MSDN.

Eu tenho um carinho especial pelos Fóruns e Newsgroups. Essas ferramentas de discussão são muito importantes para as comunidades. Quando comecei a participar ativamente, em 2003, o formato utilizado pelo MSDN Brasil era o de Fóruns, e assim foi até o ano passado, quando os Newsgroups foram adotados. Nesses locais virtuais, aprendi (e continuo aprendendo) bastante coisa e também sempre procurei contribuir com o que sei. E quando falo isso, não estou me referindo somente ao lado técnico e profissional, mas também ao lado pessoal e humano. Aprendi que a coisa mais valiosa é compartilhar o seu conhecimento de forma voluntária, sem esperar nada em troca, além do simples fato de saber que você ajudou alguém. Também tive oportunidade de conhecer pessoas que hoje considero amigos. Por isso dou a seguinte sugestão: visitem o novo Fórum e participem, contribuindo para a comunidade, pois assim, todos saem ganhando!

Ricardo Oneda.

, mas acredito que o uso de imagens, como era no fórum anterior, é mais interessante, ainda mais quando se quer enfatizar tanto o aspecto social do fórum.

Sugiro que visitem o novo fórum do MSDN Brasil e vejam o que acha!