A próxima versão do .NET Framework será a 3.5, e será lançada juntamente com a próxima versão do Visutal Studio, chamado até agora de Orcas. Foi isso o que descobri lendo um [post](http://weblogs.asp.net/scottgu/archive/2007/02/08/my-first-look-at-orcas-presentation.aspx “My “First Look at Orcas” Presentation”) do blog do Scott Guthrie.

O Orcas será a primeira versão do Visual Studio independente do .NET Framework. Até hoje, o uso de uma versão do .NET Framework estava amarrado a uma versão do Visual Studio. Foi assim com o Visual Studio 2002 e o .NET Framework 1.0, foi assim com o Visual Studio 2003 e o .NET Framework 1.1 e é assim com o Visual Studio 2005 e o .NET Framework 2.0 (aqui também entra o .NET Framework 3.0, mas que na verdade é o .NET Framework 2.0 com anabolizantes). No Orcas, será possível escolher qual versão do .NET Framework queremos utilizar na aplicação: 2.0, 3.0 ou 3.5.

Outra melhoria irá acontecer no editor WYSIWYG de páginas web. Pelo que foi mostrado, agora sim teremos um editor HTML bem mais robusto e com suporte a design melhorado. O editor de páginas web do Visual Studio sempre foi um de seus pontos fracos. Isso tanto é verdade que muitos recorrem a ferramentas mais especializadas em design, como o DreamWeaver. O Visual Studio irá utizar o mesmo componente de design do Microsoft Expression Web Designer, e trará novidades como possibilidade de ver o código HTML e o design ao mesmo tempo (alterações em um automaticamente afetam o outro), melhor suporte à edição de CSS, entre outras.

No que se refere às tecnologias do lado cliente de uma aplicação web, vale destacar que o ASP.NET AJAX será um componente nativo do Orcas. Além disso, haverá melhor suporte à JavaScript, com melhorias no intellisense e debug.

No acesso a dados, a novidade é o LINQ. Se você não faz idéia do que seja, sugiro ler os artigos listados neste endereço.

Nas próximas semanas, está previsto o lançamento de uma versão CTP pública do Orcas, seguida de uma versão beta. O lançamento da versão final deve ocorrer até o final de 2007.