Sem dúvida, uma das mudanças do ASP.NET 2.0 que mais causou impacto foi no modelo de compilação. Para aqueles acostumados com o modelo do ASP.NET 1.X e que estão confusos sobre o novo modelo, sugiro a leitura do artigo Codebehind and Compilation in ASP.NET 2.0, publicado na MSDN Magazine americana.

Aliás, esta alteração deve ter sido tão polêmica, que já estão planejando um novo modelo de projeto Web para o Visual Studio 2005 (e olha que ele acabou de ser lançado!). Neste novo modelo, o funcionamento será semelhante ao que tínhamos no ASP.NET 1.X/Visual Studio 2003, ou seja, ao compilarmos a aplicação, será gerada uma única DLL, entre outras “novidades”. Este novo tipo de projeto será disponibilizado gratuitamente para download e será “incorporado” pelo Visual Studio 2005.

Se você está com dúvidas em relação a migração de aplicações ASP.NET 1.X para ASP.NET 2.0, sugiro a leitura dos seguintes artigos:

Step-By-Step Guide to Converting Web Projects from Visual Studio .NET 2002/2003 to Visual Studio 2005
Common Web Project Conversion Issues and Solutions
The Great Migration

Atualizado em 19/12
Já está disponível para download um *preview *do novo modelo de projeto Web para o Visual Studio 2005. Após instalá-lo, no momento de criar um novo projeto, você poderá escolher entre o template “ASP.NET Web Site” (o padrão do Visual Studio 2005) ou “ASP.NET Web Application” (o novo modelo que é parecido com o antigo do Visual Studio 2003). Este preview não é suportado pelo Visual Web Developer Express.

Ricardo Oneda