O segundo dia do PDC 09 começou com o keynote de Steven Sinofsky, presidente da divisão do Windows e Windows Live; Scott Guthrie, vice-presidente da plataforma de desenvolvimento .NET; e Kurt DelBene, vice-presidente sênior do grupo de produtividade de negócios do Office. O keynote também já está disponível no site do PDC.

Com relação ao Windows, não houve nenhuma grande divulgação em si. A apresentação de Sinofsky  ficou restrita a como a Microsoft conduziu o desenvolvimento do Windows 7, o que fez com que, até o momento, ele tenha sido muito bem sucedido. O que me chamou atenção foram alguns dados da telemetria coletados durante as versões CTPs e betas do Windows. São números impressionantes, que mostram como as pessoas estão utilizando o sistema, o que permite fornecer subsídios para eventuais mudanças no funcionamento de alguma característica. Para vocês terem uma idéia do nível de detalhe, eles sabem até a quantidade de cliques dados no botão “Iniciar” do Windows. Sugiro que vejam a gravação do vídeo para obter mais informações.

No Office, o principal anúncio foi a liberação, para o público em geral, da versão beta do Office 2010, que pode ser baixado gratuitamente. Também se falou muito sobre o Sharepoint e sua integração com o Visual Studio 2010, e foi possível perceber que esse é um produto que tem crescido muito em importância para a Microsoft.