A migração para a nova versão do TheSpoke pode ser comparada com a passagem do furacão Katrina (coincidentemente, ambos os eventos ocorreram no mesmo dia): tudo ficou confuso, instável e gerou protestos. Felizmente, no nosso caso, não houve conseqüências trágicas como as provocadas pelo furacão, mas pelo que andei lendo em alguns blogs, tanto de brasileiros quando de pessoas de outros países,  o pessoal não ficou muito satisfeito com o novo TheSpoke. Acredito que essa migração gerou mais insatisfação do que a migração dos fóruns do MSDN Brasil para o esquema de Newsgroups.

Alguns recursos interessantes da versão anterior não foram mantidos:

  • o MySpace (agora se chama MyGallery, mas não aceita todos os tipos de arquivo - somente figuras)
  • contador de visitas
  • o editor de posts era mais rico (por exemplo, incluir uma figura em um post era mais fácil - agora, temos que fazer na raça em HTML)
  • lista de blogs que eu assino
  • a utilização do PassPort para autenticação (essa eu realmente não entendi, justo agora que o MSDN Brasil e TechNet Brasil adotaram este sistema)

Além disso, não foram migrados:

  • os arquivo que eu tinha no MySpace
  • a lista dos assinantes do meu blog
  • a lista dos blogs que eu assinava

Os comentários dos posts da versão anterior foram mantidos, mas a classificação dos posts não. Além do mais, reativar os comentários dos posts antigos dá uma trabalheira danada. Isso já poderia ter sido feito de forma automática. Mas a pior de todas as mudanças foram as alterações do endereço do blog e do feed RSS! Haja paciência para atualizar os endereços dos feeds no leitor de RSS! 

Uma opção que eu esperava ter disponível era a possibilidade de mudar o skin do meu blog. Isso não foi implementado, mas se você editar o seu perfil, irá perceber um campo chamado Tema, que por enquanto só tem a opção default. Talvez seja um indício de que possa ser implantado um dia.

Espero que essas mudanças não causem uma debandada das pessoas que costumavam ter seus blogs aqui, apesar de já termos algumas baixas e de outros estarem pensando em mudar.

Ricardo Oneda.