Depois de alguns (bons) anos de inatividade, resolvi reativar meu blog. Seja bem-vindo(a)! Se você já me acompanhava, deve ter percebido que agora ele possui um novo nome e um novo endereço.

Desde quando comecei meu primeiro blog, em 2005, essa é a quarta grande versão dele, digamos assim. O ponto positivo é que consegui trazer para cá todos os posts que publiquei desde o primeiro blog e mantive a URL de RSS (graças ao FeedBurner!). O ponto negativo é que os comentários antigos não foram mantidos. Por enquanto, também não disponibilizei caixa de comentários aqui, mas isso deve ser resolvido em breve. Existem alguns ajustes que ainda estou fazendo.

Já fazia um tempo que pretendia voltar a publicar no meu blog, mas por algum motivo ou outro, sempre acabava deixando para depois. Queria algo simples, que não exigisse de mim grande esforço de manutenção (afinal, quero usar meu tempo na publicação de conteúdo, que é o que importa). Ao mesmo tempo, queria manter o controle sobre o conteúdo e decidi não utilizar plataformas fechadas ou proprietárias. Não quero que meu conteúdo esteja sujeito a regras de alguma empresa, sem meu controle, com termos de uso obscuros e que podem mudar e restringir o acesso do dia para a noite ou que podem simplesmente deixar de existir. Acho que consegui chegar num bom ponto de equilíbrio (vou falar sobre as tecnologias e formato que escolhi utilizar no meu blog em um post futuro).

O objetivo aqui é o mesmo de antes: compartilhar um pouco de conhecimento e dicas que possam ser úteis a alguma outra pessoa. Vou escrever sobre assuntos com os quais tenho trabalhado ou então estudado. Portanto, espere ler bastante material sobre Cloud, Arquitetura e tecnologia no geral. Pode ser que apareça algum assunto aleatório de vez em quando também. Espero que gostem.