Neste ano, infelizmente, não pude ir a todos os dias do Tech-Ed Brasil (mas já foi melhor que o ano passado, quando não estive presente em nenhum dia). Só pude comparecer na sexta-feira, dia 07 de dezembro, último dia do evento. A seguir, um breve resumo do que assisti:

Deep Dive no ASP.NET: nessa apresentação, Israel Aéce mostrou algumas funcionalidades mais avançadas que estão disponíveis desde o ASP.NET 2.0 e que quase não são abordadas em palestras do assunto (e que poucas pessoas conhecem). Destaque para o Client-Side Callbacks, páginas assíncronas (que apesar de não apresentar diferenças para o usuário final, pode melhorar a performance do lado servidor da aplicação), Control Adapters (que permitem customizar a renderização gerada pelos controles do ASP.NET, semelhante ao CSS Control Adapters), Virtual Path Providers (um mecanismo para armazenar os arquivos e conteúdo de uma aplicação ASP.NET em um repositório diferente do sistema de arquivos, como por exemplo, em um banco de dados) e Substitution Cache (define uma região dentro da área armazenada em cache que deve ser sempre atualizada).

Programando com Microsoft Windows Communication Foundation: não gostei muito desta palestra. Foram apresentados alguns conceitos básicos do WCF e SOA, e como desenvolver um serviço nessa plataforma. O problema é que muito código estava em slides e programação mesmo vimos pouca, apesar do título da palestra. Além disso, parece que essa apresentação era um tipo de segunda parte de uma outra palestra feita na quinta-feira, portanto, eu estava me sentindo um pouco perdido.

Silverlight - Por uma web mais rica: Cezar Guimarães nos deu uma pequena amostra do que já é possível fazer com o Silverlight 1.0 no desenvolvimento de Rich Internet Applications - RIA. Nessa versão, o foco está em multimídia e javascript, muito javascript. Agora as atenções passam a se voltar para a versão 2.0 (antigamente chamada de 1.1), que vai permitir a execução de código .NET no browser do usuário e está prevista para ser lançada em 2008.

ASP.NET AJAX - Otimizando e Estendendo: o objetivo de Fernando Cerqueira foi mostrar os cuidados que devem ser tomados quando desenvolvemos aplicações AJAX no ASP.NET. Não basta simplesmente colocar um UpdatePanel na página e jogar todos os controles dentro dele, afinal, mesmo usando AJAX, as requisições ao servidor continuam sendo feitas por “debaixo dos panos”. Assim, o uso de vários UpdatePanels e, em um cenário mais avançado, restringir o tráfego somente aos dados utilizando o formato JSON pode contribuir significativamente para diminuir a quantidade de bytes trocada entre o servidor web e o browser. Para quem não conhece, a ferramenta utilizada para mostrar o que é trafegado entre o browser e o servidor web é o Web Development Helper.

Gostaria de ter assistido a outras paletras, como Internet Information Services 7 para Desenvolvedores e ADO.NET Entity Framework, mas como elas aconteceram na quinta-feira, não foi possível. De qualquer maneira, foi um bom evento, de grande porte, como tem acontecido com os últimos Tech-Eds, no qual, além de poder aprender um pouco mais, podemos reencontrar os amigos.