Nos dias 30 de Novembro e 01 de Dezembro, aconteceu em São Paulo o TechEd Brasil 2005. O maior evento de tecnologias Microsoft contou com 7 tracks, dividos entre o público desenvolvedor e de infra-estrutura. Abaixo, segue um pequeno resumo das palestras que tive a chance de conferir. Não vou entrar em detalhes, até porque todas as palestras foram gravadas e serão disponibilizadas para download futuramente.

Primeiro dia - 30 de Novembro

Sessões Gerais
A abertura do TechEd foi marcada com a apresentação de duas palestras comuns para os profissionais de desenvolvimento e de infra-estrutura. Na primeira delas, sobre o Windows Vista, Bjorn Rettig mostrou as principais inovações que o novo sistema operacional trará, como recursos de segurança (o usuário “padrão” do Vista não terá direitos de Administrador e, quando alguma operação necessitar deste nível de privilégio, o usuário terá que fornecer a senha do administrador) e melhorias na experiência do usário, como facilidades no mecanimos de busca e de classificação de documentos. Mas o que chamou mais a atenção de todos foram os novos recursos gráficos, com vários efeitos tridimensionais. Todo mundo ficou babando! Ele também disse que a nova versão do Windows está prevista para ser lançada no Natal de 2006.

Na segunda palestra das Sessões Gerais, Houman Pournasseh falou sobre o que deve ser considerado quando se desenvolve aplicativos que serão utilizados em diversos países, como a Microsoft lida com isso e quais as facilidades que o Visual Studio 2005 proporciona neste campo.

**Introdução ao Windows Presentation Foundation
**Nesta apresentação, Miguel Ferreira, Program Manager do Windows, deu uma pequena introdução ao Windows Presentation Foundation (WPF), anteriormente conhecido como Avalon. Foram mostrados alguns exemplos do que será possível fazer com esta nova API gráfica do Windows.


Palestra sobre “Windows Presentation Fundation” do Miguel Ferreira no TechEd Brasil 2005

Fundamentos de desenvolvimento para Windows Vista
Podendo ser considerada um complemento à palestra anterior, Fabio Galuppo mostrou um pouco do XAML (Extensible Application Markup Language), uma nova linguagem de marcação semelhante ao XML e que será a base do desenvolvimento de aplicações para o Windows Vista. Ela permitirá que o código fique separado do arquivo de interface, como o code-behind do ASP.NET. Uma versão do jogo Jawbraker foi “portado” para o Windows Vista e o código-fonte pode ser baixado no blog do Fabio. Após esta avalanche de informações, não era de se admirar a quantidade de pessoas interessadas que passavam pelas “ilhas” de Windows Vista distribuídas pelo Evento:


Ilha do Windows Vista

Desenvolvendo Código Seguro 
José Antonio das Neves Neto mostrou como deve ser o processo de desenvolvimento que leva em conta o aspecto da segurança, desde a concepção até a entrega do sistema. Foram dadas as recomendações de dois livros sobre o assunto:  Threat Modeling e Writing Secure Code.

Windows Mobile 5.0 & Visual Studio 2005 – a dupla infalível
Na última palestra do dia, Fernando Zandoná, Gerente de Soluções Móveis da Microsoft, mostrou as novas APIs do Windows Mobile 5.0 e as novidades do .NET Compact Framework 2.0. Como exemplo, foi desenvolvida uma aplicação que tirava uma foto (via código) e a enviava para um Web Service, que notificava a inclusão da foto via SMS. Mais detalhes no seu blog.

Ricardo Oneda.