Continuando o resumo do TechEd 2005:

Segundo dia - 01 de Dezembro

**Introdução ao Windows Communication Foundation
**Na palestra apresentada por Leonardo Lima, MVP em Visual Basic, vimos o que é o Windows Comunnication Foundation - WCF (anteriormente conhecido como Indigo) e como esta nova camada de comunicação irá unificar as várias maneiras de se fazer chamadas remotas (DCOM, WebServices, Remoting, etc) de maneira com que a escolha de protocolo fique transparente para o desenvolvedor, proporcinando uma melhor utilização de uma Arquitetura Orientada a Serviços (SOA, em inglês).

**SOA e a Visão da Microsoft
**Mauro Sant’Anna, Regional Director e MVP em Segurança, falou sobre a evolução da tecnologia de chamadas remotas em cenários distribuídos, os problemas enfrentados na aplicação dos conceitos de Orientação a Objetos neste contexto e porque o SOA - Service Oriented Architecture - é uma abordagem melhor para estes casos.


Apresentação sobre SOA do Mauro Sant’Anna no TechEd 2005

**Programando AJAX com ASP .NET
**Marden Menezes, MVP em C#, e Rodrigo Kono, Microsoft Student Ambassador e líder do grupo de usuários DevGoiânia.NET, fizeram uma apresentação sobre um dos assuntos mais comentados na comunidade de desenvolvedores Web: AJAX, ou Asynchronous JavaScript and XML, um conceito que utiliza tecnologias que já existem há um certo tempo (JavaScript, XML, CSS, DOM) para tornar aplicações web mais ricas e amigáveis. Também foi mostrado um pequeno aperitivo do Atlas, um framework client-side da Microsoft que permitirá utilizar os conceitos do AJAX em aplicações ASP.NET sem a necessidade de se escrever milhares de linhas de código em JavaScript.

**A Metodologia MSF Agile e o Visual Studio Team System
**Nesta apresentação, Fábio Câmara mostrou a importância de se adotar uma metodologia dinâmica no ciclo de desenvolvimento de sistemas e como o Visual Studio Team System pode fornecer suporte a isto.

Composite UI Application Block
Marcelo Azuma, MVP de Arquitetura de Soluções, mostrou o que é o Composite UI Application Block - CAB - e como ele pode ser utilizado no desenvolvimento de aplicações SmartClient. Também foi dada uma pequena introdução ao Windows Workflow Foundation.

Ferramentas do Visual Studio Team Foundation para Desenvolvimento em Times
Na palestra de Renato Guimarães, MVP em C#, foi mostrado como o Visual Studio Team Foundation, em conjunto com as várias versões do Visual Studio 2005 Team System (Architect, Developer e Tester), ajudam na comunicação e colaboração da equipe de desenvolvimento através de ferramentas integradas para cada papel existente em um projeto de software.

Concluindo
O TechEd Brasil 2005 foi um evento que teve apresentações com ótimo nível técnico. Um ponto que poderia ter sido melhor foi o tempo de duração de cada palestra, já que uma hora é pouco tempo e acabava forçando o palestrante a se apressar em determinados pontos. Mas isso não diminuiu a qualidade do evento. Podemos concluir que, após o tão aguardado lançamento do Visual Studio 2005 e SQL Server 2005 em Novembro, as atenções agora se voltam para o Windows Vista e seus pilares: Windows Presentation Fundation, Windows Communication Foundation, WinFS e WinFX, nomes que ouviremos bastante no ano de 2006.


Mural com os nomes dos MVPs do Brasil na área das Comunidades do TechEd 2005

Além da parte técnica, também aproveitei o evento para conhecer pessoalmente amigos com os quais só havia mantido contato virtualmente, entre eles Israel Aéce e Ramon Durães - MVPs de ASP.NET, Marcelo Colla - MVP de SQL Server e Alfred Myers, cuja palestra não consegui assistir porque não encontrei a sala 😦  e rever outros como Leonardo Tolomelli - MVP Lead, Leonardo Lima e Alexandre Tarifa - MVPs de Visual Basic.

Ricardo Oneda.