ASP.NET MVC Framework foi projetado para o .NET Framework 3.5, mas você não é obrigado a utilizar a versão comercial do Visual Studio 2008. Se você ficou com vontade de experimentar o novo framework mas não tem acesso ao Visual Studio 2008, poderá utilizá-lo com o Visual Web Developer 2008 Express, que é uma versão mais enxuta (e gratuita) do Visual Studio 2008.

É importante levar em consideração que o ASP.NET MVC Framework foi feito utilizando o modelo de projeto Web Application. Atualmente, o Visual Web Developer 2008 Express (VWD Express) não suporta este tipo de projeto (ele cria somente projetos do tipo Web Site). Portanto, se você simplesmente instalar o ASP.NET MVC Framework e tentar criar um projeto no VWD Express, não irá conseguir. Você tem duas alternativas: a primeira, é adaptar manualmente seu projeto do tipo Web Site para utilizar o ASP.NET MVC Framework, como é mostrado neste post. A outra maneira, mais rápida e prática, é utilizar um template para projetos MVC para o VWD Express, feito por um desenvolvedor independente e que pode ser baixado em seu site.

Vale lembrar que essas são soluções temporárias, já que o ASP.NET MVC Framework ainda se encontra em versão CTP e o suporte nativo ao VWD Express será adicionado, pela Microsoft, em versões futuras.