Vocês já devem ter percebido uma imagem laranja com o texto XML ou então RSS que tem aparecido bastante em vários sites, inclusive aqui no theSpoke. Se você já teve curiosidade e clicou nesta imagem, verificou que é retornado um conteúdo em XML. Mas que diabos é isso? Simples: este é um feed de RSS para ser utilizado em programas chamados feed readers ou feed aggregators. Entre as várias novidades que surgem e desaparecem diariamente no mundo da tecnologia, o RSS veio para ficar, definitivamente.

Existem vários significados para a sigla RSS (e a origem é meio confusa, não vou entrar em detalhes) mas os mais “aceitos” são Really Simple Syndication ou Rich Site Summary. O RSS pode ser considerado um padrão de distribuição de notícias, que começou a ser bastante utilizado em blogs e foi adotado por sites de notícias, e a cada dia vem ganhando mais espaço.

E como funciona? Quando você quer ficar informado sobre as últimas notícias de um site, ou os últimos posts de um blog, você configura o seu leitor de feeds para que verifique o site de tempos em tempos em busca de uma nova versão do feed e, quando isto ocorrer, você é avisado. Isso poupa um tempo enorme e evita que você tenha que visitar o site para verificar as novidades. É a tecnologia trabalhando por você :)

Abaixo, segue uma relação de leitores ou agregadores de feeds, todos gratuitos:

  • FeedReader: simples, pequeno e open source;
  • RssReader: leitor RSS feito em .NET;
  • SharpReader: outro leitor RSS feito em .NET;
  • Pluck: um leitor RSS que é um plug-in do IE, ou seja, as notícias são lidas no próprio browser;

Outros sites onde podem ser encontradas maiores informações sobre RSS:

Baixe o seu programa e adicione o feed do meu blog Wink

Ricardo Oneda.