A AWS publicou no YouTube os vídeos das sessões do AWS Summit São Paulo 2022, que aconteceu em agosto. São ao todo 62 apresentações de temas variados e com conteúdos bem interessantes. Destaco abaixo algumas delas:

Fundação na AWS: Como escalar operações descentralizadas - São apresentadas as melhores práticas para se estabelecer uma fundação na AWS utilizando um modelo de múltiplas contas através da implementação de landing zone com o AWS Control Tower. Isso permite autonomia aos times de desenvolvimento ao mesmo tempo que os requisitos de segurança e arquitetura são seguidos. Disclaimer: trabalho na equipe do Itaú responsável por essa plataforma de fundação, que é o caso apresentado nessa sessão 😃

 

Arquiteturas de Rede da AWS: Regiões, Backbone Global e rede de borda - Mostra como os componentes de rede da AWS estão estruturados e como eles interagem entre si (comunicação dentro da AZ, entre AZs da mesma Região, entre Regiões, com a Internet, etc). São apresentados alguns detalhes que normalmente não são abordados em documentações ou cursos.

 

Como escalar aplicações críticas utilizando o AWS Lambda - Apresenta algumas dicas de como otimizar o uso de funções Lambda de maneira que tenham melhor desempenho e consigam escalar de forma efetiva.

 

Como o Itaú construiu o maior PIX do Brasil na nuvem AWS - Demonstra, de forma incremental, como evoluir a arquitetura de uma aplicação para atender a um cenário de hiperescala através da adoção de melhores práticas e padrões de arquitetura. Também mostra como o Itaú roda a maior implementação do PIX do país na AWS.

 

Acelerando a sua jornada de resiliência com serviços AWS - São demonstradas boas práticas e padrões de arquitetura para aumentar a resiliência e a disponibilidade de soluções na Cloud, tanto do ponto de vista de infraestrutura quanto de aplicação.

 

Padrões de Design Avançados para Amazon DynamoDB - Essa apresentação mostra algumas dicas de como utilizar recursos e características avançados do DynamoDB na hora de realizar o design/modelagem dos dados, utilizando as técnicas de particionamento vertical e single table design, considerando padrões de acesso a dados que a aplicação terá.

 

Como reutilizar padrões ao desenvolver infraestrutura como código - Mostra como o uso de módulos do CloudFormation e código com CDK - Cloud Development Kit podem ajudar na padronização do provisionamento de infraestrutura através de código reutilizável, diminuindo a sobrecarga cognitiva dos times.

 

Migração e otimização de aplicações SaaS na AWS - Nessa sessão, são apresentadas algumas estratégias de arquitetura para adoção em soluções SaaS - Software as a Service, onde há vários tenants (clientes) fazendo uso do serviço, sendo necessário o isolamento entre eles.