Acabei de voltar do Visual Studio 2005 Training Fest, no qual o Leonardo Tolomelli, Gerente do Programa de Desenvolvedores da Microsoft Brasil, apresentou as novas características do Visual Studio 2005 e do .NET Framework 2.0, além das novidades do MSDN Brasil. Entre as novidades do site, estão os famigerados Newsgroups (que substituíram os fóruns), a autenticação pelo Passport (como no theSpoke) e o novo programa Desenvolvedor 5 Estrelas 2005.
Sobre os newsgroups, apesar de já ter sido muito discutido por aqui no theSpoke, também gostaria de dar minha opinião. Acredito que esta mudança tem pontos positivos e negativos. Vamos a eles:
Pontos positivos:
- a estabilidade está bem melhor que a dos fóruns;
- o sistema de busca funciona;
- o sistema de aviso de respostas também parece funcionar;
- sistema de classificação de posts muito interessante;
Pontos negativos:
acho que a interface para quem acessa os newsgroups pela web é pior que a dos fóruns;
os posts demoram pelo menos 5 minutos para aparecerem;
os posts respondidos não “sobem” na lista, como acontecia no fórum;
não há uma maneira fácil de saber se determinado post já foi lido ou não por você antes;
Para resumir, acho que ficou um pouco confuso, mas acredito que seja questão de costume. De qualquer maneira, acho que ficaria melhor se fosse implantado um esquema de fóruns como o do MSDN Americano.
Com relação ao programa Desenvolvedor 5 Estrelas 2005, quem foi ao evento recebeu um CD com o material do treinamento, mas quem não pode ir pode fazer o download do material diretamente do site. A provas também já estão disponíveis. Como não poderia ser diferente, esta nova versão dá ênfase ao .NET Framework 2.0. O CD também contém vários artigos sobre o .NET 2.0 e o Visual Web Developer 2005 Express Edition, utilizado como base para as provas da 2a estrela.
Após a palestra do Leonardo, aconteceram mais duas com palestrantes locais, e pelo que pude perceber, o material utilizado nestas palestras era o mesmo do CD. Mas sobre isso vou escrever em outro post, vocês vão entender porquê…
Ricardo Oneda.