Enquanto aqui no Brasil o pessoal aguarda o Tech-Ed, que acontece nessa semana em São Paulo, nos EUA a expectativa é pelo Professional Developers Conference - PDC 2008, que acontecerá em Los Angeles no final de outubro. O PDC é um evento diferente do Tech-Ed no sentido de que não possui uma periodicidade definida (o último ocorreu em 2005) e é voltado para tecnologias que a Microsoft planeja lançar no futuro.

Nessa edição, a grande atração será, sem dúvida, o Windows 7, o substituto do Windows Vista, que será mostrado oficialmente pela primeira vez. Quem participar do evento receberá, inclusive, uma versão pré-beta do novo sistema operacional (além de um HD USB de 160 GB com o conteúdo de todas as palestras!).

O Windows 7 está cercado de um certo mistério. Ao contrário do Windows Vista, a Microsoft tem sido mais cautelosa na divulgação de informações a respeito dessa nova versão, para evitar erros cometidos no passado e a formação de falsas expectativas. O pouco que sabemos é que será baseado no Windows Vista (ou seja, compatibilidade total) e rodará no mesmo hardware suportado por este. A idéia é que a migração do Vista para o Windows 7 seja a mais tranqüila possível. Outras informações estão sendo divulgadas aos poucos (e superficialmente) no blog criado para o novo sistema operacional, Engineering Windows 7. Versões preliminares começaram a ser distribuídas há algum tempo para poucas pessoas selecionadas avaliarem. Imagens das telas dessa nova versão acabaram vazando para a Internet e o que podemos perceber é uma semelhança muito grande com o Vista e algumas pequenas novidades, como a interface do tipo Ribbon do Office 2007 aplicada no Wordpad e Paint, e uma calculadora repaginada. Claro que deve haver muitas outras novidades, mas teremos que aguardar até o final do mês para descobrir.